Iniciativa coordenada pela Sabesp já destinou 35,5 toneladas de materiais recicláveis para reciclagem e envolve mais de 250 parceiros em três estados
AMANDA ALBUQUERQUE | ASSESSORIA DE IMPRENSA HE
A campanha Lacres e Tampinhas de Esperança, coordenada pela Sabesp e desenvolvida em Presidente Prudente e região para auxiliar o Hospital de Esperança (HE), realizou nesta sexta (27) a sua 13ª entrega de materiais recicláveis. O evento reuniu representantes da Sabesp, do HE, instituições de ensino e parceiros para apresentar os resultados da nova etapa e reforçar o compromisso coletivo com a causa.
Criada em 2021, a campanha já destinou 35,5 toneladas de lacres de alumínio e tampinhas plásticas e metálicas para reciclagem. Os recursos obtidos com a venda dos materiais são revertidos ao Hospital de Esperança, que oferece tratamento gratuito e humanizado a pacientes com câncer. Além do impacto social, o projeto promove a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e contribui para a preservação ambiental.
Entre os destaques da 13ª entrega estão as ações de redes de ensino parceiras. O Colégio Criarte, por meio de um projeto pedagógico coordenado por Danielhe Cardoso, arrecadou desde fevereiro 310.336 tampinhas e 246.110 litros de lacres. O Sesi Furquim, representado pela diretora Olga Boscoli e pela professora Kelly Nunes, apresentou os avanços do projeto junto aos alunos do 6º ano.
Durante o evento, foi prestada uma homenagem a Dulcimar Luís Galon, conhecido como Gaúcho, parceiro do ramo da reciclagem que, ao longo dos anos, colaborou com a campanha oferecendo valores de venda acima da faixa de mercado, em benefício do Hospital de Esperança. Gaúcho, que faleceu recentemente, foi representado no evento por Gabriel Camargo, que agradeceu o reconhecimento e parabenizou todos os envolvidos pelo trabalho realizado em prol do hospital.
Neste contexto de reconhecer e ampliar esta corrente de esperança, Antonio Carlos Teixeira, diretor regional da Sabesp, ressaltou a força do trabalho coletivo.
“É gratificante ver como a união da comunidade, empresas e instituições transforma uma ideia em um movimento que beneficia tantas pessoas”, destacou. Matilde Barga, que esteve na coordenação do projeto nos últimos anos, relembrou a expansão para o Paraná e o Mato Grosso do Sul, tornando a ação de alcance interestadual.
O presidente do Hospital de Esperança, Ricardo Anderson Ribeiro, agradeceu o empenho dos envolvidos pelo verdadeiro sucesso, reconhecimento e admiração.
“Cada lacre e cada tampinha representam a esperança de dias melhores para os nossos pacientes e reforçam que não estamos sozinhos nessa jornada. Os recursos gerados são fundamentais para a manutenção do nosso atendimento de excelência e humanizado”, afirmou.
Ao final do encontro, foi comunicada a transição na coordenação do projeto. Késia Bonfim, idealizadora da campanha, reassume a função com o compromisso de dar continuidade ao trabalho e fortalecer a rede de parceiros. A cerimônia também marcou a despedida de Lairto Gomes e Luciano Oliveira, que enquanto colaboradores da Sabesp, tiveram participação fundamental no fortalecimento e expansão da campanha e que agora seguem novos projetos profissionais. Ambos foram homenageados e receberam os agradecimentos dos parceiros e da comunidade pela dedicação e empenho ao longo dos anos.