O Hospital de Esperança (HE) é fruto da idealização do prudentino Antônio Sérgio Querubim, que sofria com o câncer e realizava cansativas viagens até São Paulo (SP) para fazer tratamento. Em busca de amenizar a rotina cansativa de outros pacientes que também passavam pela mesma situação, Querubim prometeu junto à sua esposa, Bernadete Querubim, inaugurar uma campanha para a construção da entidade.
Em 1997, foi criada uma comissão intitulada “Comissão em Prol da Construção do Hospital do Câncer de Presidente Prudente”, composta por aqueles cidadãos prudentinos que já atuavam em prol do bem comum.
O objetivo desta Comissão era angariar recursos para a construção de um hospital oncológico que melhorasse, ampliasse e desenvolvesse os atendimentos na região, proporcionando conforto à população e a diminuição da demanda reprimida em razão da escassez dos centros de tratamento na área.
O projeto inicial da edificação do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente contemplava 2 0 leitos em um terreno cedido pela Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, funcionando como um anexo da mesma.
Para angariar recursos, os participantes da Comissão decidiram se reunir para a venda de camisetas e a arrecadação de doações que seriam revertidas para o início da obra.
A Diretoria da associação foi composta por: Antonio Sergio Querubim (presidente); Ana Lúcia Constantino Bongiovani (vice-presidente); Tereza Cristina S. Corral (1ª secretária); Lúcia Josina Rodrigues Martinho (2ª secretária); Mario Roberto Guarizi (1º tesoureiro) e Maraluce Constatino Carvalho (2ª tesoureira).
Além da Diretoria, o grupo também foi composto por uma comissão de eventos – formada por Mara Sartori Ibanez, Zuila Aparecida Câmara de Oliveira e Jungla Maria Faria Martim -, uma comissão de divulgação – Maria Auxiliadora de Freitas Constatino, Joseneide F. Fernandes, Andréa C. Viáfora Franco e Bernadete Bosso Querumbim; e os responsáveis pela confecção das camisetas – Lenita Bongiovani, Rita Alves, Cláudia Cerávolo Mele e Giselda Carreira Delfim Guarizi.